quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O efeito martelo e a nossa realidade.

Bem leitores, todos vocês já devem ter ouvido ou lido sobre aquele ditado, pra marceneiro, todo problema é prego e após uma leitura casual de algumas matérias de psicologia eu tenho de concordar e talvez acrescentar um pequenino ponto, todo problema é prego porque ele só enxerga a madeira!
Simples? Não sei, mas isso me ocorreu assim como por acaso, em um daqueles momentos em que você é apenas um pobre corpo presente, sei sei não é legal deixar os outros falando sozinhos mas as vezes a única opção a isso é o suicídio e eu não sou muito a favor.
Mas voltando ao importante ( ou não tão importante assim mas pertinente) é incrível como nós nos enclausuramos na nossa realidade de uma forma tão forte e até mesmo cruel que a mínima chance de que algo altere-a parece uma ofensa pessoal! Quase passiva de morte!!
Eu li sobre uma teoria que dizia que quando nós contamos uma história em somos o centro a tendência é apenas de buscar um ponto de vista similar, ou de adequar o ponto de vista da outra pessoa ao nosso! Incrível né, como um artesão não nos contentamos em ter uma opinião, queremos que todos tenham a mesma!É egoísta mas é o comum.
A maioria de nós se torna inflexível com o tempo e só aceita opiniões que sejam ao menos inconscientemente similares mesmo que esta seja lógica o nosso inconsciente bloqueia, é o comum olhar vermelho hehe legal somos evoluídos até aonde.
Bem uma pequena sugestão de exercício deste aleatório autor, antes de condenar a fogueira a ideia de uma pessoa tente ver se a algo que presta, um tantinho assim já é algo, nada da filosofia de caminhão de olhar a realidade pelos olhos de outro porque você não é outro mas sim tente agregar a sua realidade conscientemente um algo mais que venha de outra pessoa. Expandir os horizontes é difícil mas pode ser feito, e aquela máxima é valida quanto mais se tem mais se adquire! Isso vale pra quase tudo!

5 comentários:

D disse...

nem quero imaginar sobre o que vc teve que ouvir...

aleatorio disse...

As vezes me pergunto se a surdez é tão ruim assim! ^^( meu pai q o diga)

D disse...

falando em pai e em ouvir-ou não-quando pequena, meu pai vivia dizendo que eu fazia ouvidos de mercador...Imaginei muita coisa a partir dessa expressão, até quando precisei dizer uns 50 "não estou interessada". Tem dias que me pergunto se precisam me oferecer algum treco pra poder responder com essa frase.

aleatorio disse...

Bem cada um defende a sua cabeça como pode né! Mas realmente as vezes assusta, va la q agente perda alguma coisa só pq axa q a fonte num pode oferecer nada! mas na duvida...

D disse...

...na dúvida tenha certeza...
(ouvido seletivo e alma de inquisidor...)